31 de janeiro de 2011

MEU CHEFE É UM RATO - DISNEY




Há alguns meses tive o prazer de trabalhar para um rato. Ou melhor, um camundongo. Mas não se trata de um guabiru qualquer. Ainda que use bermudas vermelhas e um par de sapatos amarelos pavorosos durante a maior parte do dia, não abre mão de um fino par de luvas. O Sr. Rato – sim esse é seu sobrenome – é dono de um reino distante que talvez lhe seja familiar, o Walt Disney World Resort, ou Disney, para os mais íntimos.
Viajei para o tal reino a trabalho, num programa de intercâmbio, sob a promessa de dias e noites mágicas que, de fato, me foram proporcionados. Mas transformar abóbora em carruagem não é pra qualquer um não. O cargo que o Sr. Rato me ofereceu foi o de camareiro em um dos muitos resorts de seu complexo hoteleiro e, se não bastasse arrumar e limpar 18 suítes todos os dias, eu ainda era pago para sorrir. O que eu não sabia até então era que, tratando-se de Disney, sorrir é tarefa fácil até para um gato borralheiro mal humorado.
Já no primeiro dia de treinamento a mágica começou. Numa ida à cafeteria na hora do almoço me deparo com o Chapeleiro Maluco e a Ariel – sim, a Pequena Sereia – dividindo alguns pedaços de pizza entre uma xícara e outra de chá. Confesso que a criança dentro de mim ficou, ao mesmo tempo, um pouco confusa e louca para registrar aquela cena. Infelizmente fotografias são proibidas no backstage. Ordens do Sr. Rato.
Numa espécie de Terra do Nunca contemporânea situava-se minha residência, com direito a uma Sininho desejando um simpático “Have a Magical Day” a cada passada pela portaria e um Peter Pan extremamente sociável, que morava porta a porta comigo e costumava andar de toalha pelos corredores.
Após o trabalho e nos dias de folga não restavam dúvidas: parques de diversão. Além da entrada gratuita, ainda tinha 50% de desconto em qualquer produto. É claro que a criança dentro de mim acordava mais uma vez, mas, na hora de pagar o excesso de bagagem, dormiu como um anjinho. Uma mala inteira de lembrancinhas da Disney pra muambeiro nenhum botar defeito.
O último dia de serviço chegou rápido, coincidindo com a data do meu aniversário. Comemoração seguida de despedida. Pôr os pés no mundo real sem conseguir tirar a cabeça da fantasia. Hoje, quando me pego entre as lembranças, fica difícil discernir os bons dos maus momentos. O almoxarifado de limpeza não perde em nada pro castelo da Cinderela e as noites colocando roupa na máquina de lavar são tão divertidas quanto os shows de fogos de artifício. Não sei que feitiço me jogaram, mas deu certo. Quem diria que ser cobaia de um rato poderia acabar em um final tão feliz.
Gabriel Baquit
Participante do DISNEY INTERNATIONAL COLLEGE PROGRAM 2008/2009





5 comentários:

  1. Realmente, é uma experiência maravilhosa!! Adorei o post, me deu uma saudade desse rato...
    bjs
    Naiana Serra

    ResponderExcluir
  2. Adorei demais esse post, me sinto super tentada a ir para esse mundo de fantasias!
    bjs
    Marília Araújo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse texto ta perfeito!!! adorei :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei o texto!
    Morro de saudade do meu ICP, são lembranças que eu jamais esquecerei!
    Queria muito poder voltar e viver tudo de novo.

    ResponderExcluir