16 de fevereiro de 2011

45 dias em Paris

Oi gente, tudo bem? 

Sou Tainah, de Fortaleza. Acabo de voltar de uma das experiências mais fantásticas da minha vida. 45 dias vivendo em Paris.

Não poderia ter escolhido um país melhor. A França é mundialmente conhecida por sua história, paisagens e, é claro, pela gastronomia. Se você quiser viver em um lugar onde se respira cultura e tradição, vá para a França. Escolhi viajar no inverno pra passar por experiências diferentes, já que eu nunca tinha visto neve na vida. E foi ótimo! Não é tão rigoroso assim. Quando cheguei, em dezembro, havia nevado muito, então estava tudo coberto de neve. Tudo lindo demais, somado ao fato de estar tudo com decoração de Natal. Mas frio mesmo eu não peguei em Paris (acho que a mínima que peguei foi -4º, e foi em dois dias no máximo). Lá venta muito, mas se você estiver com as roupas certas, não chega a incomodar. 


Escolhi estudar francês na Eurocentres, e fui por intermédio do STB. A escola é maravilhosa e os professores excelentes. É pequena, mas muito aconchegante.
O melhor é que ela está localizada no centro de Paris, a poucos metros de Notre Dame, do Louvre, do Museu d'Orsay, enfim, perto dos principais pontos turísticos.
  

Conheci muita gente interessante, de todas as nacionalidades. Na verdade, no período em que eu fui, havia muitos e muitos brasileiros (nós éramos a maioria), mas conheci venezuelanos, holandeses, taiwaneses, colombianos, japoneses e também um iraniano. É muito boa essa mistura de culturas, você aprende muito. E quanto à língua,apesar de ter sido muito tempo, deu pra melhorar bastante além de praticar a conversação. 


Explorar Paris era sempre maravilhoso. O que mais gostei de fazer foi andar sem rumo nas margens do Rio Sena. Era esse o caminho que eu pegava pra todos os passeios. Sem dúvida, por lá você aprecia as melhores e mais lindas vistas de Paris. Você conhece todas as pontes históricas, passa pelos principais pontos da cidade. A Torre Eiffel tornou-se velha conhecida minha (hehehe), já que dava pra ir a pé da escola (ou mesmo de metrô, que também era muito perto). Conheci inúmeros museus e visitei muitas igrejas de estilos diferentes.


Resolvi andar pela cidade e conhecer bairro por bairro, conhecer o que cada um tem de melhor. Cafeterias, pequenos restaurantes, parques, prédios históricos, praça. Paris é, definitivamente, uma cidade onde você sempre tem o que fazer. Inclusive à noite! Os pubs sempre estão cheios, há espetáculos (fui ao Moulin Rouge, circo de Soleil) e musicais todos os dias. 
Doces, vinhos, queijo, pão. Dá saudade só em lembrar das delícias francesas. Eu decidi me permitir. Não pensei em dietas em Paris (até porque eu andava muito e no fim das contas nem engordei). 
A minha experiência foi maravilhosa. Conheci pessoas e lugares inesquecíveis. Nos fins de semana, deu pra conhecer outras cidades próximas. Fui a Bruges, na Bélgica - linda e os chocolates são maravilhosos, fui ao Mont Saint Michel (uma abadia belíssima) e a outras cidades na Normandia. Viajei também por mais 4 cidades na Europa: Londres, Praga, Barcelona e Amsterdã. O bom de estar na Europa é a facilidade de conhecer outros países - e não sai caro!

Paris é uma das cidades mais incríveis do mundo. É romântica, é como estar dentro de um livro de História, é cultura, é arte.

Paris é simplesmente... Paris




6 comentários:

  1. Aiii! Adoro posts assim, inspiradores!

    ResponderExcluir
  2. obrigada!! a experiencia é que foi inspiradora!! :)

    ResponderExcluir
  3. ALINE DE CASTRO - BLUMENAU - SC23 de abril de 2011 às 16:31

    É MEU SONHO CONHECER PARIS. MAS, PROMETI PARA MIM MESMA, QUE ANTES DE MORRER AINDA CONHECEREI UMA DAS VINTE MELHORES CIDADES DO MUNDO. COMO VC. ES PRIVILEGIADA. CONHECER TODA UMA CULTURA, CASTRONOMIA, ENFIM, TD TÃO DIFERENTE DO BRASIL...PARIS É ENCATADORA. QDO EU FOR, TORÇO PARA PODER APRENDER MUITO, MUITO MESMO. COMO VC FEZ. APROVEITAR O MÁXIMO.

    ResponderExcluir
  4. Estou indo em dezembro e volto em fevereiro. Adorei ler sobre o que você fez por lá. Os passeios, lugares... vou colocar tudo no meu caderninho.Também vou estudar francês em minha estada. Não vejo a hora de ir!!!!

    Beijos,

    André

    ResponderExcluir
  5. Acabei de voltar dia 3 de outubro de Paris, lá é realmente maravilhosoooo, fiquei apenas 2 semanas, mais seria uma ótima cidade para morar...O lugar mais legal na minha opiniao é andar perto do Notre Dame, onde tem aquelas ruazinhas cheias de restaurantes á noite...Volto só em janeiro do ano q vem para aprimorar meu francês, seu post esta mt legal !!
    bjs
    Sthéphanie

    ResponderExcluir
  6. Paris c est trés charmaoise et galant. Es plus que une cité

    ResponderExcluir