18 de fevereiro de 2011

Austrália - Ozzy land



Quando decidi dar um “tempo” do trabalho e partir para um intercâmbio no exterior, pensei em Londres vislumbrando viajar facilmente pela Europa. Após algumas pesquisas mudei de idéia, escolhendo Sydney como meu destino. O clima semelhante ao nosso (o verão se aproximando), as praias e suas ondas perfeitas, estudantes de todas as partes do mundo e uma reconhecida hospitalidade para com os estrangeiros foram algumas das razões.
Fiquei instalado em Manly, uma praia a 30 minutos  do centro de Sydney. Na casa de uma senhora australiana morei com outros 4 estudantes, uma suíça, uma japonesa, e um casal da Republica Tcheca.  Morar com uma família australiana teve suas vantagens; se por uma lado perde-se um pouco de privacidade, ganha-se em comodidade e acelera o processo de aprendizado da língua. Tão logo me instalei saí para uma caminhada pelo bairro, era manhã e apesar do cansaço pela longa viagem, recomendam não dormir visando atenuar os efeitos do fuso horário. A primeira impressão foi incrível, a atmosfera do lugar é indescritível. O bairro é repleto de bares, cafés e lojas de surf, skatistas, músicos de rua, famílias inteiras aproveitando a praia, ondas perfeitas, muita gente bonita.


A escola em que estudei ficava a apenas dez minutos de caminhada de casa, me economizando assim um bom dinheiro, visto que o custo de vida em Sydney é alto. Em contrapartida, é muito fácil conseguir um emprego e pagam muito bem.
A escola (ACE Manly) fica de frente pro mar e nos intervalos das aulas muitos estudantes tomam café, sentados no calçadão, curtindo a brisa e o visual. Se você é adepto de um estilo de vida mais saudável, Manly é o lugar. Corrida na orla, passeios de bicicleta, quadras de vôlei de praia, escolas de surf e mergulho. As Northern Beaches, das quais Manly é a mais famosa, é um paraíso para os surfistas.
O centro de Sydney é agitado, como toda grande metrópole, repleto de edifícios comerciais, galerias e restaurantes, mas também bastante arborizado. A vida noturna é bastante diversa, com opções para todos os gostos,e grandes shows quase que semanalmente.

Passei quase 4 meses em Sydney e com certeza voltarei, desta vez com mais tempo para então viajar pela Austrália e conhecer a fundo este país de tão rica diversidade natural e cultural. Parecido como o nosso Brasil, com vários “países” em um só. Acho que é isso, a Austrália parece ser o Brasil que deu certo, onde pude ter um vislumbre do que seria nosso país se não houvesse tanta corrupção e o dinheiro dos nossos impostos nos garantisse segurança, emprego, saúde e educação. Além do aprendizado de uma língua diferente e a imersão em uma nova cultura, pude vencer alguns “medos”, me conhecer melhor, fazer bons amigos de diferentes nacionalidades e desta forma passar a enxergar o mundo como uma extensão da minha casa. Obrigado a todos do STB, em especial à Neiara, por terem me auxiliado neste tão importante e prazeroso momento da minha vida.
Abraços,

Jerton Vasconcelos



3 comentários:

  1. Nossa... já quero ir pra lá!!!!

    Valeu primo!! Com certeza é uma experiência INOVADORA!!!!

    Bjao grande

    ResponderExcluir
  2. Interessante a observação de a Austrália parecer ser o Brasil que deu certo. Nunca tinha visto por essa optica! Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  3. Concordo Van e Camis, agora bateeeu aquela vontade enooorme de conhecer a Australia !!!

    Post mt bacana!
    +D

    ResponderExcluir